Case FEAGRI - Unicamp

Através da parceria com o Prof. Dr. Paulo Leal da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da UNICAMP e da empresa Radioit Eletrônica, foi instalado um sistema de monitoramento e controle através de Redes de Sensores Sem Fio para uso em pesquisas de graduação, mestrado e doutorado da instituição.

A Supê Soluções foi responsável pelo desenvolvimento do sistema específico para os testes experimentais de pesquisa de doutorado que ocorrem na estufa.

Esta estufa, com estudo de microclimas e monitoramento ambiental por rede de sensor sem fio é destaque nas pesquisas da FEAGRI e é pioneira no Brasil neste tipo de estudo e monitoramento ambiental.


A Estufa

Esta estufa, que é monitorada 24 horas por dia, conta hoje com 26 nós sensores monitorando temperatura e umidade do ar e no solo em diferentes alturas e posições na estufa, em um total de 100 grandezas monitoradas. Além de 2 estações meteorológicas (interna e externa) monitorando direção e velocidade do vento, pluviosidade e radiação solar. A disposição destes nós sensores podem ser observados na foto ao lado.

Também conta com 2 nós para acionamentos através da rede interna e externa (internet). Além dos sistemas de controles tradicionais de estufas, como ventiladores, exaustores, telas móveis, etc.


AgroSensor

O showroom do sistema AgroSensor conta ainda com a visualização de 2 câmeras WI-FI, 24 horas por dia, do ambiente da estufa e da sala de controle da estufa.

Através do Sistema AgroSensor é possível monitorar em tempo real, localmente ou através da internet, todas estas grandezas, controlar os acionadores, visualizar gráficos de históricos de cada grandeza e relatórios automáticos em PDF por dia, semana e mês. Além de alertas automáticos na tela, por e-mail e SMS.


Contato

Entre em contato (contato@agrosensor.com.br ou através deste formulário), agende uma visita, tire suas dúvidas e conheça nosso sistema.