Case: Sítio em Campinas - SP


Em parceria com o um sítio na região de Campinas, a Supê Soluções instalou o sistema AgroSensor Sem Fio com o intuito de monitorar o ambiente e trazer aos gestores as características de ambiência em tempo real de uma de suas estufas de criação de Antúrio.

O objetivo principal desta parceria é de colocar o sistema à prova em uma produção de flores. Neste caso, o sistema está em validação pelos gestores do sítio e os equipamentos estão em ambiente de produção real.

Para esta função de monitoramento desenvolvemos três nós, iguais ao da imagem ao lado. Eles foram instalados aproximadamente no centro da estufa, em seu sentido latitudinal, em três posições que dividiram a estufa em seu comprimento.

Cada um desses nós possui três saídas de sensores, os quais, dois deles, medem temperatura, umidade, ponto de orvalho e um terceiro que mede, também, a quantidade de luz que incide nas plantas.


Sensores

Ao contrário da comunicação entre o nó e nosso concentrador, os sensores transmitem suas informações através de fios, os quais, tomamos o cuidado de passar em lugar apropriado e orientado pelo gestor do sítio.

Na figura ao lado ilustramos o local que escolhemos para deixar sensor captando suas informações, neste caso, temperatura, umidade e ponto de orvalho.

Vemos claramente que o fio foi passado através dos suportes superiores da estrutura da estufa a fim de evitar avarias, além disso, posicionamos o sensor o mais próximo possível de onde as flores ficam para que possamos captar as informações mais precisas e próximas possíveis.



Concentrador

Os três nós espalhados pelo comprimento dessa estufa enviam suas informações, quando requisitadas, a um concentrador que fica dentro da própria estufa, foto ao lado.

Nesse concentrador temos parte da inteligência de nosso sistema, além de ser um armazenador local das informações e responsável por enviar uma cópia para a internet.

Neste caso, obtivemos a autorização de utilizar do ponto de conexão com a internet do sítio e através dela conseguimos enviar todos os dados em tempo real e acessá-los de qualquer dispositivo que acesse nosso sistema web.


Contato

Entre em contato (contato@agrosensor.com.br ou através deste formulário), agende uma visita, tire suas dúvidas e conheça nosso sistema.